Internacional

23 mil brasileiros em Portugal enfrentam dificuldades financeiras l BNRJ

A situação só não é mais alarmante, porque vários brasileiros em dificuldade estão sendo socorridos por Organizações Não Governamentais (ONGs).

Lisboa — Dados da Organização Internacional para Migrações (OIM) repassados ao senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR) apontam que pelo menos 10% dos brasileiros que moram hoje em Portugal enfrentam sérias dificuldades financeiras, não tendo dinheiro para comer nem para pagar aluguel. Isso equivale a 23 mil pessoas, já que, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 233 mil cidadãos oriundos do Brasil vivem oficialmente em território luso. O parlamentar brasileiro foi escalado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para avaliar as condições de vida dos brasileiros no país europeu. Além da conversa com o diretor-geral da OIM, Vasco Malta, ele falou com o deputado João Moura (PSD), presidente da Comissão de Amizade Brasil-Portugal.

Somente no ano passado, a OIM ajudou 1.115 imigrantes que vivem em Portugal a retornarem aos países de origem. Desse total, mais de 80% eram brasileiros. Parcelas importantes dessas pessoas migraram para a terra de Cabral baseadas em notícias falsas difundidas por youtubers, que disseminam a versão de que havia um Eldorado do outro lado do Atlântico e, em pouco tempo, todos ficariam ricos. “Há casos de brasileiros que venderam tudo o que tinham no país e se mudaram para Portugal. Mas, em pouco meses, o dinheiro acabou, não havia recursos nem para comer. Temos de lembrar que Portugal e toda a Europa passam por momentos complicados, com inflação elevada e aluguéis e alimentos muito caros”, disse o senador. Ao menos 22 influencers estão sendo investigados pela polícia portuguesa por irregularidades em processos migratórios.

A situação só não é mais alarmante, porque vários brasileiros em dificuldade estão sendo socorridos por Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas e mesmo pela embaixada do Brasil, nos casos mais extremos. “Imigrar requer planejamento, não é um processo para se feito com base em notícias falsas”, disse o senador. Ele ressaltou que, em seu dossiê — também percorrerá as regiões de Faro e do Porto, onde o Brasil tem dois consulados, além de Lisboa —proporá ao Congresso e ao Ministério da Justiça que peçam informações às autoridades portuguesa para saber como andam as investigações sobre os youtubers. “Pelo que sei, não temos nenhuma informação sobre esse processo no Brasil. Os brasileiros que desejarem migrar para Portugal devem ter tranquilidade e segurança”, frisou.

Oportunidades

Presidente da Comissão de Amizade entre Brasil e Portugal, o deputado João Moura assinalou que os brasileiros são muito bem-vindos ao seu país. “Portugal precisa, mais do que nunca, ter o povo brasileiro em seu território. Nosso país enfrenta uma crise demográfica, e conta com os estrangeiros, em especial, os brasileiros”, afirmou. “Portugal precisa de mão de obra específica, como no setor de turismo, mas também precisa de investidores, de capital, para investir na economia local”, acrescentou.
Ele reconheceu, porém, que, por conta das dificuldades econômicas enfrentadas por toda a Europa, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o custo de vida subiu demais, afetando tanto os estrangeiros que vivem no país quanto os portugueses. “Isso cria algumas dificuldades para os brasileiros que estão em Portugal”, assinalou. Mas Moura acredita que o Brasil pode ser um parceiro estratégico para reduzir os impactos da crise econômica na Europa, seja por meio de sua indústria, seja por meio da agricultura. “Portugal está num canto ocidental da Europa, que tem um conjunto de oportunidades para brasileiros. É uma porta de entrada para produtos brasileiros e cereais”, emendou.

Fonte Correio Braziliense 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo