Home Internacional Agência Espacial Europeia divulga fotos do Sol em ultra resolução BNRJ

Agência Espacial Europeia divulga fotos do Sol em ultra resolução BNRJ

1 Primeira leitura
0
0
11
A missão Solar Orbiter da ESA enfrentará o Sol a partir da órbita de Mercúrio na sua maior aproximação – (crédito: ESA/ATG medialab)

Uma foto do Sol em ultra resolução foi divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA, da sigla em inglês) em 24 de março. A imagem, feita pelo satélite Solar Orbiter, tem uma área de 83 milhões de pixels de 9148 x 9112. Para se ter uma ideia do quão alta é a resolução, isso é 10 vezes mais que a capacidade máxima de exibição de um aparelho de TV 4k.

Essa foto apresenta detalhes raramente vistos em panoramas do astro-rei, como o disco solar completo e sua atmosfera externa, incluindo a coroa. É também a primeira fotografia do tipo tirada do sol nos últimos 50 anos. Para isso, foi usado um maquinário chamado Spectral Imaging of the Coronal Environment (SPICE), que usa o comprimento de onda, chamado Lyman-beta, da luz ultravioleta emitida pelo gás hidrogênio.   Correio \Braziliense

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Marcos Vieira
Carregar mais por Internacional

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

STF e TSE decidem formar aliança para defender a democracia e as eleições BNRJ

Na próxima quarta, 11h30, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, e o presidente do TSE, E…