Política

Alerj aprova criação do Programa de Prevenção da Endometriose BNRJ

Realização de exames periódicos pelo SUS estão entre as ações para prevenir a doença de difícil diagnóstico
 
Fechando a celebração do Março Amarelo, mês de conscientização sobre a endometriose, a Alerj aprovou, nesta quarta-feira (30/03), o PL 4988/2021, que prevê a criação do Programa de Prevenção da doença no Estado do Rio de Janeiro. De autoria dos deputados Adriana Balthazar (PSD), Átila Nunes (MDB), Tia Ju (Rep) e Enfermeira Rejane (PC do B), a proposta quer ampliar a divulgação sobre a endometriose, que afeta mais de 9 milhões de mulheres no Brasil, e promover ações que estimulem seu diagnóstico precoce, como avaliações periódicas e exames clínicos e laboratoriais pelo SUS.  A proposta, agora, segue para avaliação do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para vetar ou sancionar a nova lei.

¨O Programa vai garantir a realização de exames periódicos nas unidades públicas de saúde, o que é essencial em se tratando de uma doença de difícil diagnóstico. A maioria das mulheres demora, em média, sete anos para diagnosticar a endometriose, e essa demora ocasiona, muitas vezes, a infertilidade¨, ressaltou a deputada Adriana Balthazar.

A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o útero, e é eliminado durante a menstruação, cresce em outras regiões do corpo, como ovários, intestino, bexiga, provocando fortes dores e inflamação. Muitas mulheres demoram anos para serem diagnosticadas, enfrentando um longo processo que inclui sofrimento físico e preconceito social. Segundo estudos recentes, o tempo médio para realização de uma videolaparoscopia pelo SUS, exame indicado para diagnosticar a doença, é de um ano e meio.

No dia 17 de março, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 414/2020, da deputada Daniela do Waguinho, que institui o dia 13 de março como dia nacional da luta contra a endometriose, e a semana nacional de educação preventiva e enfrentamento à doença. 

Gisele Macedo

Assessora de Comunicação

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo