Política

Alerj aprova PL que cria Política Estadual da Economia do Mar BNRJ

A Alerj aprovou, nesta quarta-feira (3/11), o projeto de lei 4698/2021 que cria a Política Estadual da Economia do Mar no Rio de Janeiro. O principal objetivo da proposta, de autoria dos deputados Célia Jordão (Patriota), Luiz Paulo (Cidadania) e Waldeck Carneiro (PT), é orientar as atividades econômicas que apresentem influência direta e indireta do mar, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do estado, gerando emprego e renda de forma sustentável e contribuindo para o aumento da arrecadação e da inserção social.

“Como criadora e presidente da Comissão Especial de Indústria Naval, de OffShore e de Petróleo e Gás da Alerj, venho liderando reuniões e debates junto a empresas e o Governo do Estado para que sejam criadas ações efetivas para o crescimento da economia do mar. Hoje, esta Casa Legislativa deu um importante passo na construção de uma política perene para o Rio de Janeiro, que tanto carece de novas oportunidades para a geração de emprego e renda¨, ressaltou a deputada Célia Jordão. 

A proposta lista mais de 20 atividades econômicas que possuem influência direta e indireta do mar, como captura e processamento de pescado e frutos do mar, atividades de aquicultura, atividades de apoio à extração de óleo e gás offshore, indústria naval, turismo costeiro, entre outras. 

A aprovação na Alerj vai ao encontro das ações recentes realizadas pelo Governo do Estado para reverter o atual quadro de estagnação do setor. Após reuniões recentes com o governador Cláudio Castro e representantes do Cluster Tecnológico Naval, ficou definida a criação de uma Governança Executiva para conduzir as discussões. Neste mês, foi publicado o Decreto 47813/21 instaurando a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar).

O projeto de lei que estabelece a Política Estadual da Economia do Mar segue agora para o Governo do Estado, que terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a nova lei.

Gisele Macedo

Assessora de Comunicação

(21) 993973786

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo