Política

Alerj concede a Resende o título de Cidade do Turismo de Aventura

Proposta do deputado Tande Vieira foi aprovada em segunda discussão e segue para o Governador Cláudio Castro

A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (8/02), em segunda discussão, o PL 487-A/2023, de autoria do deputado Tande Vieira (PP), que concede o título de Cidade do Turismo de Aventura ao município de Resende. Todos os anos, centenas de pessoas visitam o município em busca de suas condições naturais perfeitas para a prática de diversas modalidades do Turismo de Aventura, como escalada, montanhismo, voo livre, paraquedismo, rapel, entre outras. Agora, o texto segue para o Governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.

¨O Turismo de Aventura é essencial para movimentar a dinâmica econômica e social de toda a região e o título reconhece essa importância do município, que conta com excelente infraestrutura hoteleira e está apto a receber turistas de todo o país que quiserem conhecer suas belezas naturais e condições excepcionais para a prática de diversas modalidades¨, ressaltou Tande Vieira.

Localizado na região turística das Agulhas Negras, no Médio Paraíba, Resende, que faz divisa com São Paulo e Minas Gerais, destaca-se ainda por abrigar uma natureza exuberante propícia à prática de caminhadas, escaladas e saltos de paraquedas em uma das melhores áreas de salto do Brasil. Além da Cachoeira da Fumaça, situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, o município abriga a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari; e o Parque Estadual da Pedra Selada.

Em 2023, Tande Vieira também protocolou projeto de lei na Alerj que determina o tombamento da Cachoeira da Fumaça como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Rio de Janeiro. A Cachoeira é formada pelo Rio Preto e considerada a maior do Estado, com 2 km de extensão e 200 metros de queda. Seu nome faz alusão ao espetáculo natural proporcionado pela queda em época de cheia do rio, que produz uma bela e densa fumaça líquida.

O PL 487-A/2023, que concede o título de Cidade do Turismo de Aventura ao município de Resende, recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça, de Turismo e de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Alerj.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo