DestaqueInternacionalSaúde

Aumento de casos de ameba “comedora de cérebro” preocupa nos Estados Unidos

Infecção rara por ameba comedora de cérebro mata homem na Flórida.

O aumento de casos de infecção pela Naegleria fowleri, conhecida como ameba “comedora de cérebro” e causadora da meningoencefalite amebiana primária (PAM), tem causado preocupação nos Estados Unidos. Esse organismo de água doce tem se expandido por causa das mudanças climáticas. O alerta foi publicado no periódico Ohio Journal of Public Health. Em março, um homem morreu após ser infectado pela ameba. O organismo infecta o cérebro por meio do nariz.

“Os dados das mudanças climáticas indicam aumentos consistentes nas temperaturas das águas superficiais, aumentando a probabilidade de que a ameba represente uma ameaça maior à saúde humana em regiões com histórico de ocorrência e novas regiões onde o PAM ainda não foi documentado”, alertaram os pesquisadores.

Além disso, eles também recomendam que os profissionais de saúde monitorem locais de recreação de água doce e quente. Os cientistas chamam atenção para o fato de que, além dos lagos, outras fontes de contaminação pela ameba estão sendo documentadas, como água não tratada. Quando a ameba entra pela boca, geralmente ela se torna inofensiva, pois o ácido estomacal mata o microorganismo.

Os sintomas da infecção são: dor de cabeça, febre, náusea, vômito, desorientação, rigidez do pescoço, perda de equilíbrio, convulsões e alucinações. Ao infectar o cérebro, a ameba destrói o tecido cerebral. Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, cerca de três americanos são infectados a cada ano.

Naegleria fowleri é um organismo que ama o calor (termofílico), o que significa que prospera no calor e gosta de água morna. Ela cresce melhor em altas temperaturas de até 115°F (46°C) e pode sobreviver por curtos períodos em temperaturas ainda mais altas. Os cientistas testaram as temperaturas da água de lagos e rios ligados a alguns casos de PAM, e as temperaturas normalmente são superiores a 80°F (26°C). No entanto, é possível que as amebas vivam em água com temperatura abaixo de 80°F”, informa o CDC.

 

Fonte   Correio Braziliense

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo