DestaqueSaúde

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda (8/8) l Saúde l Banca de Noticias

Começa, nesta segunda-feira (8/8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, coordenada pelo Ministério da Saúde. Nesta data também tem início o programa que incentiva a população a atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

De acordo com o órgão federal, as campanhas vão até 9 de setembro; nesse período, 20 de agosto foi selecionado como Dia D de divulgação e mobilização nacional. Estados, municípios e Distrito Federal terão autonomia para definir outras datas de mobilização, conforme a situação local.

A meta deste ano é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite. O público é formado por 14,3 milhões de pessoas, e a vacinação ocorrerá nas 40 mil salas de imunização espalhadas pelo Brasil.

A ação visa melhorar os indicadores de imunização infantil no Brasil, que estão em queda desde 2015. No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo, com cobertura de apenas 69,9% do público-alvo.

Em crianças menores de 1 ano, o Ministério da Saúde aplica o esquema básico de imunização com três doses intramusculares. Nas crianças de 15 meses a 4 anos, a imunização é reforçada via oral, simbolizada pelo personagem Zé Gotinha.

Atualização da caderneta

Além da ação contra poliomielite, também será realizada a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos que têm o cartão incompleto ou nunca foram imunizados.

Para crianças, haverá atualização da caderneta com as seguintes vacinas: hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

Os imunizantes disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes são: PV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).

Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação das vacinas poderá ocorrer simultaneamente à vacinação contra a Covid-19. “As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos de idade”, informou a pasta.     metrópoles.com

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo