Política

Célia Jordão participa do I Seminário Nacional de Legisladoras

Realizado no Maranhão, evento reuniu deputadas e autoridades para discutir, entre outros temas, políticas públicas para ampliar a participação feminina na política e combater a violência contra a mulher

Autora de leis estaduais importantes para a inclusão das mulheres nos espaços de poder, a deputada Célia Jordão (PL) participou, nesta terça-feira (5/09), do I Seminário Nacional das Legisladoras. Idealizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o evento reuniu deputadas de todo o Brasil na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para discutir boas práticas de políticas públicas para as mulheres, incluindo o combate à violência de gênero.

Célia Jordão, que faz parte da Mesa Diretora da Alerj e é Secretária da Unale pelo Estado do Rio de Janeiro, desde o seu primeiro mandato, tem trabalhado pela aprovação de leis voltadas às mulheres, seja na garantia de emprego, na qualificação, no acesso à renda ou na ampliação da rede de proteção em situação de vulnerabilidade. “Eventos como esse são de fundamental importância para mostrarmos o que nós, mulheres, estamos fazendo nos legislativos estaduais e ampliar a participação feminina nos espaços de decisão. Além disso, podemos trocar experiências bem-sucedidas em várias partes do país para reproduzi-las em nossos estados”, ressaltou a deputada.

A parlamentar é autora da Lei 9.662/2022, que estabelece a reserva de vagas nos cursos de qualificação da Faetec e dos Centros de Geração de Emprego e Renda para vítimas de violência doméstica.
Também é autora da Lei 10.012/2023, que instituiu o programa de informação sobre a Política de Combate à Discriminação da Mulher no Mercado de Trabalho, e da Lei 9502/2021, que incluiu no calendário oficial do Rio o Março Violeta, mês de combate à discriminação da mulher no mercado de trabalho.

Contando com a participação de autoridades no tema, como a deputada federal Roseana Sarney, Secretária da Mulher na Câmara dos Deputados, e a Ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral, o Seminário Nacional das Legisladoras discutiu, entre outros temas, a participação efetiva da mulher nos espaços de poder, boas práticas de políticas públicas para mulheres, o fim das violências contra as mulheres, e a violência política contra as mulheres.

Célia Jordão,
 
 
 
Gisele Macedo
2199393786
 
 
 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo