Home Destaque Com UTIs lotadas, Ibaneis e Paco Britto determinam que Saúde abra leitos imediatamente BNRJ

Com UTIs lotadas, Ibaneis e Paco Britto determinam que Saúde abra leitos imediatamente BNRJ

5 Primeira leitura
0
0
5

A crescente ocupação dos leitos de UTIs públicos e privados despertou um estado de alerta geral no Governo do DF. No fim da manhã desta sexta-feira (14/1), o governador Ibaneis Rocha (MDB) conversou com o governador em exercício, Paco Britto (Avante), e pediu que o seu substituto faça cumprir a determinação para a abertura imediata de mais leitos de tratamento intensivo.

Com o crescimento de infectados pela variante Ômicron, além do surto de influenza e do aumento de casos de dengue, o nível de ocupação nos leitos de UTI voltou a 81%, o que ocorreu no auge da pandemia e é considerado um patamar já alarmante.

 

A superlotação dos leitos de UTI já havia sido alertada por integrantes da cúpula do governo ao general Manoel Pafiadache, que lidera a Saúde no DF. O secretário de Saúde, no entanto, negligenciou os alertas e demorou a tomar uma medida considerada essencial para se antecipar ao possível colapso nos hospitais. Foi necessária a intervenção direta do governador e do vice, que está em exercício, para garantir que as medidas sejam agora providenciadas.

Os chamados hospitais acoplados são estruturas vinculadas aos hospitais regionais de Ceilândia e de Samambaia. Essas extensões foram construídas no âmbito do enfrentamento da pandemia por iniciativa do Comitê Todos contra a Covid, coordenado pelo vice-governador. Parte dos recursos foi levantada com a ajuda da iniciativa privada. Essas unidades têm capacidade para acrescentar ao sistema de saúde mais 200 leitos de UTI.

“A partir de agora, não é mais opção: é determinação. Vamos abrir quantos leitos forem necessários para enfrentar mais este período de crise. Esta foi uma ordem do governador com a qual me alinho totalmente. A Secretaria de Saúde terá de providenciar o que for necessário para que a medida seja cumprida”, disse Paco Britto à coluna Grande Angular.

Paco Britto está como governador interino até o dia 22 de janeiro, quando o governador Ibaneis retorna ao cargo.    Informações do Metróples DF

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por MARCOS Vieira
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Armados com fuzis, traficantes festejam invasão em favela do Rio BNRJ

 Uma divergência interna no Comando Vermelho, uma das principais facções do Rio de Janeiro…