DestaqueSaúde

Confirmada morte de criança de 8 anos por febre maculosa l Banca de Noticias

Desde então, o caso vinha sendo investigado. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame PCR,

A Secretaria de Saúde de Sapucaia (RJ) confirmou nesta quinta-feira (22) a morte de um menino, de oito anos, por febre maculosa. A doença é causada pela bactéria Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela.

O menino sentiu os primeiros sintomas no começo de setembro. Na ocasião, ele foi internado no Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios (RJ). Dois dias depois, a criança veio a óbito.

Desde então, o caso vinha sendo investigado. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame PCR, que permite detectar a presença do material genético da bactéria.

De acordo com a prefeitura, esse foi o primeiro caso de febre maculosa confirmado no município em cinco anos — o último tinha sido em outubro de 2017.

A Secretaria de Saúde informou que, um dia após a confirmação do óbito, uma equipe da Vigilância Ambiental esteve na casa do menino, local onde ele provavelmente se infectou, e realizou um tratamento químico na área.

No mesmo dia, agentes da Vigilância em Saúde realizaram uma visita domiciliar aos familiares da vítima e passaram informações sobre a doença.

Ao RLAGOS, a prefeitura informou que, até o momento, nenhum outro membro da família se infectou com a doença e que não há outro caso suspeito na cidade.  Fonte RLagos

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo