DestaqueSaúde

Covid: 15 estados estão com menos de 30% dos leitos de UTI ocupados banca.com

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os níveis de internação em unidades de terapia intensiva por casos de Covid-19 vêm caindo na maior parte do Brasil. A taxa de leitos de UTIs ocupados por pacientes com o coronavírus está abaixo de 30% em 15 estados.

Os números positivos ocorrem no mesmo momento em que o país registra diminuição na média móvel de mortes. Nessa terça-feira (7/12), o indicador chegou ao 4º dia consecutivo abaixo de 200 óbitos provocados pela doença, cenário muito diferente do verificado no começo do ano, quando a pandemia figurava a sua segunda e mais devastadora onda de infecção no Brasil.

Os estados Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins contabilizam os números mais positivos. O destaque fica para o Rio de Janeiro, que apresenta a menor ocupação de UTI de todo o país, com apenas 9,5% dos leitos com pacientes.

Veja abaixo o mapa com as internações de pacientes com a Covid-19 em todo o país:

Para realizar o levantamento, o (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, reuniu dados sobre pessoas em UTI em todos os estados brasileiros, por meio dos painéis de cada secretaria estadual ou dos boletins epidemiológicos. Os números coletados são das 19h dessa terça (7/12).

Médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Julival Ribeiro pontua que a vacinação vem demonstrando resultados cada vez melhores no controle da pandemia no país: “Estamos observando aqui no Brasil dados positivos, onde número de novos casos, mortes e hospitalizações vêm caindo. E isso só se deve à vacinação aliada às medidas preventivas”.

Levando isso em conta, Ribeiro alerta para a importância da continuidade das medidas restritivas. Com o avanço da variante Ômicron, por exemplo, prefeitos e governadores de todo o país reavaliaram a decisão de promover shows e outras aglomerações para comemorações de fim de ano.

Destoando das demais unidades federativas, Rondônia voltou a apresentar fila para internações em UTI após 8 meses de pandemia. O estado está com todos os leitos exclusivos para a doença ocupados, e com 7 pacientes aguardando para serem hospitalizados.

A vacinação é importantíssima para prevenirmos a Covid-19, mas precisa ser aliada a outras mediadas, ao menos até que o mundo tenha total controle sobre a doença”, salienta o especialista.  Metrópoles

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo