DestaquePolícia

Defensoria do RJ vai ao STF pela instalação de câmeras nos uniformes policiais BNRJ

Defensoria Pública do Rio de Janeiro pediu ao Supremo Tribunal Federal que o governo do Rio seja obrigado a instalar o sistema de áudio e vídeo em fardas e viaturas policiais em no máximo seis meses.

A lei que prevê a instalação de câmeras e microfones em fardas e veículos policiais foi sancionada em junho deste ano, contudo, além de vetar a divulgação do material filmado, Cláudio Castro também vetou o prazo em que o sistema deveria ser instalado.

O documento enviado ao ministro Edson Fachin, que também é assinado por diversas instituições de direitos humanos do estado, pediu ainda que seja dada prioridade aos policiais que participam de operações em favelas e que as gravações sejam enviadas ao Ministério Público do Rio de Janeiro para armazenamento e acesso quando solicitado pelas vítimas e representantes legais.

A tentativa é que a lei funcione da mesma forma que em São Paulo. No primeiro mês de uso de câmeras acopladas em fardas, o estado governado por João Dória atingiu o menor nível de letalidade dos últimos oito anos.

Enquanto isso, o Rio de Janeiro continua mostrando altas taxas de mortes por intervenção de agentes de Estado. Um levantamento feito pela coluna mostrou que policiais fluminenses têm relação com pelo menos 21% dos registros de ocorrência que resultaram em mortes no Rio, o que gerou aproximadamente 959 mortes.

Fonte Metrópoles

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo