Política

Deputada Célia Jordão cobra repasse financeiro para municípios fluminenses impactados pelas usinas nucleares

Presente na audiência pública realizada, nesta terça-feira (16/05), na Câmara Federal, em Brasília, para discutir o vazamento da Eletronuclear, em Angra dos Reis, a deputada estadual Célia Jordão (PL) ressaltou a importância de mudanças na forma de repasse financeiro para os municípios impactados pela construção de usinas nucleares no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a parlamentar, desde 2009, foi estabelecida a contrapartida socioambiental da Eletronuclear na forma de convênio, mas, até hoje, há dificuldades para que os repasses sejam concretizados e sempre recaem sobre os municípios a culpa e o ônus pela ausência desses recursos.

“Desde o meu primeiro mandato, tenho trabalhado pela Costa Verde e pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio. Enquanto não houver uma revisão na forma deste repasse financeiro, os municípios continuarão de pires na mão”, criticou a parlamentar.

Célia Jordão sugeriu ao deputado federal Max Lemos, que presidiu a audiência, na Câmara, a retomada do debate na Comissão de Minas e Energia. “A exemplo do que existe hoje como norma para os royalties de petróleo, a proposta é que se estabeleça um percentual fixo para esses municípios, ao invés de convênios. Se nada for feito, novas audiências públicas serão realizadas e continuaremos criticando essa situação”, ressaltou a parlamentar.

Presente na audiência em Brasília, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, cobrou mais transparência da Eletronuclear nos casos de acidentes e reclamou da falta de preocupação da estatal com a população do município“Eu sou um defensor da matriz energética nuclear, e continuo sendo, mas é preciso que vocês priorizem a população da cidade de Angra, de Paraty e região. Vocês omitiram a comunicação do evento. Isso foi muito grave! Não são vocês que devem decidir que, a partir de agora, vão nos comunicar dos acidentes ocorridos. Isso faz parte das normas estabelecidas pelas agências internacionais de energia”, alertou o prefeito.

Jordão também alertou sobre a ausência de investimentos em Angra por parte da empresa“Se tem dinheiro, porque não tem para o município? Vocês mantêm um hospital na Praia Brava que sofre pela falta de recursos. A população não merece esse descaso”, acrescentou.

 

Gisele Macedo
21-993973786

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo