Internacional

Derrota russa na ONU e ameaça nuclear: o resumo do 4º dia de guerra BNRJ

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já havia deixado o mundo apreensivo, mas com a ordem do presidente russo, Vladimir Putin, de colocar as “forças nucleares em alerta“, a tensão chegou a níveis nunca antes registrados.

Uma reação em cadeia logo se instalou. Estados Unidos — que mandou cidadãos americanos deixarem a Ucrânia —, União Europeia, Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, condenaram a guinada russa. “A guerra voltou às nossas fronteiras”, lamentou a União Europeia.

Horas depois, o Conselho de Segurança aprovou uma sessão emergencial da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir uma punição à Rússia. A reunião ocorre nesta segunda-feira (28/2).

O quarto dia de guerra, apesar do recrudescimento dos combates, teve um ensaio de cessar-fogo. Rússia e Ucrânia aceitaram iniciar negociações. O encontro entre representantes ocorre na fronteira de Belarus, na região de Chernobyl.

Belarus, que entrou no centro das atenções devido à guerra, aprovou um referendo para retirar status “não nuclear” do país. Na prática, isso permitirá que a nação legalize a presença do exército russo em seu território e também o abrigo de armas nucleares.

O país é acusado por organismos internacionais de facilitar a invasão russa à Ucrânia e disparar mísseis contra o vizinho. A fronteira bielorrussa foi usada para o início dos confrontos, na quinta-feira (24/2).

Por aqui, o Ministério das Relações Exteriores confirmou o envio de uma missão à Polônia para resgatar brasileiros que deixaram a Ucrânia.

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança. Os laços entre Rússia, Belarus e Ucrânia existem desde antes da criação da União Soviética (1922-1991).

Metrópoles resume, a seguir, o quarto dia de confrontos:

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo