Política

Frente Parlamentar vai mapear demandas em diversas regiões do Estado BNRJ

Concentrar as demandas e buscar recursos estaduais e federais que tragam soluções para atender os diferentes municípios do Estado. Esse é um dos principais objetivos da Frente Parlamentar de Consórcios Públicos e Associações Intermunicipais da Alerj, que se reuniu, pela primeira vez, para discutir sua composição e agenda de trabalho. Segundo o presidente da Frente, o vice-presidente da Alerj, deputado estadual Jair Bittencourt, o grande diferencial do grupo é a criação de seis Câmaras Técnicas que vão mapear demandas em diferentes áreas.

¨Infelizmente, existem muitas Frentes Parlamentares que nascem, fazem uma primeira reunião, e não prosperam, porque faltam as coordenadorias específicas para organizar as demandas de cada área. Com as Câmaras Técnicas, os consórcios terão vida ativa no Executivo, atuando na elaboração de leis e ajudando a tirar do papel projetos que atendam às necessidades dos municípios que representam¨, ressaltou o deputado.

A Frente Parlamentar conta, hoje, com a adesão de representantes de cinco consórcios municipais e cinco associações do Norte, Noroeste, Baixada e Centro Sul Fluminense, que farão parte de Câmaras Técnicas nas áreas de Saúde, Turismo, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Relações Internacionais, Cultura e Esporte.

¨Esperamos que a Frente funcione como um catalisador na busca de recursos, facilitando a atuação do governo nos pequenos municípios e levando soluções para o Estado como um todo. Queremos reproduzir aqui o exemplo bem sucedido de gestão compartilhada já realizado em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, que vem trazendo resultados promissores¨, afirmou Jair Bittencourt, que disse já ter solicitado uma agenda com o governador Claudio Castro para discutir seu apoio e envolvimento nos trabalhos do grupo. 

A participação do Estado em consórcios intermunicipais como modelo para o desenvolvimento socioeconômico é uma pauta defendida por Jair Bittencourt. O deputado é autor do PL 3833/2021, que autoriza o Governo a participar de consórcios públicos intermunicipais de saúde e o desenvolvimento em regime de gestão associada na execução de políticas públicas do setor. A proposta, que também conta com a autoria do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, será votada em regime de urgência nesta quinta, dia 7 de outubro.

 

Gisele Macedo

Assessora de Comunicação

(21) 993973786

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo