Política

Governador sanciona lei que prevê a instalação de bibliotecas no Degase BNRJ

O governador Cláudio Castro sancionou, nesta quinta (25/11), a Lei 9467/2021 que prevê a instalação de bibliotecas em todas as unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase). De autoria dos deputados André Ceciliano (PT), Waldeck Carneiro (PT), Flávio Serafini (PSOL) e Adriana Balthazar (Novo), a Lei, que foi publicada nesta sexta (26/11) no Diário Oficial, estimula o propósito de ressocialização do órgão, oferecendo novos conhecimentos aos jovens em conflito com a lei.

“A Educação deve ser a principal ferramenta de uma sociedade que quer evoluir. Transformar a vida de jovens que não têm expectativa alguma é um trabalho de construção contínua e essa Lei deu um importante passo nesse sentido”, ressaltou a deputada Adriana Balthazar (Novo).

O Poder Executivo deve assegurar os meios para implantação das bibliotecas, garantindo os recursos e profissionais necessários ao seu funcionamento. Além das bibliotecas, a Lei prevê a criação de salas de leituras e a celebração de parcerias com instituições de ensino das áreas de Educação, Arquivologia, Biblioteconomia e Computação para atendimento, organização de acervo e realização de projetos de leitura e desenvolvimento socioeducativo. A Lei também permite parcerias com entidades da sociedade civil para promoção, em caráter voluntário, de melhorias nas bibliotecas e salas de leitura sem custo financeiro para o órgão.

Segundo o site do Degase, existem, hoje, no Rio de Janeiro, 25 centros que acolhem jovens em conflito com a lei, entre unidades de internação, unidades de internação provisória e unidades de semiliberdade. De acordo com o Sindicato dos servidores do órgão, entre os anos de 2008 e 2017, o número de apreensões de menores no Estado aumentou de pouco mais de 1,8 mil para 8 mil adolescentes. Levantamento realizado pelo próprio Degase indicou que, em 2019, mais de 70% dos jovens não estudavam, o que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), seria obrigatório.

Gisele Macedo

Assessora de Comunicação

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo