
O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, comemorou o Dia Nacional da Saúde, nesta quinta-feira (4), oferecendo uma série de cuidados aos seus colaboradores e também às crianças internadas na ala pediátrica da unidade.O dia começou com auriculoterapia, shiatsu e avaliação nutricional na área de convivência do hospital.
E os funcionários também ganharam música. Professores e alunos do Instituto de Música “Assim que se toca” se apresentaram na hora na área do refeitório do hospital. No repertório muita MPB e grandes sucessos nacionais e internacionais. “Muito legal esta iniciativa. Terminamos de almoçar mais leves e cantarolando. Temos uma rotina muito agitada e isso nos ajuda a aliviar a tensão”, garantiu um grupo de enfermeiros.
A tarde foi a vez da garotada internada nas enfermarias e do CTI pediátrico receber o programa “Seu Bem Estar em 1 lugar. Reunidos na brinquedoteca, ao lado dos pais, eles aprenderam noções de higiene bucal e escovação. No final da apresentação, a coordenação de odontologia do Heat distribuiu um kit com escova e pasta de dentes para os pequenos.
A ação realizada hoje no Hospital Estadual Alberto Torres será levada nesta sexta-feira (5) até o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, e UPA do Colubande. Todas as unidades são administradas pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o Governo do Estado do Rio.
A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela. O Dia Nacional da Saúde também serve para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.




SG Notícias