DestaqueGeral

Mortos em enchentes na Bahia chegam a 20; campanhas buscam doações BNRJ

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) contabiliza, ao menos, 116 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde a última quinta-feira. Desses, 100 municípios decretaram situação de emergência. Foram registradas, ainda, 20 mortes e 358 pessoas feridas.

Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher vítima de desabamento e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. A 20ª vítima é Maria das Neves Souza, 33 anos. A moradora da Vila da Paz, região de Ribeirinhos, que fica entre a BR-415 e o Rio Cachoeira, estava em casa quando o banheiro desabou sobre ela.

O total de pessoas afetadas chega a 471.009, conforme as prefeituras e a Sudec. Ainda de acordo com os dados, 31.405 pessoas estão desabrigadas e 31.391 desalojadas. Pelo menos outros 15,4 mil moradores estão desabrigados. A previsão meteorológica é de que os temporais na região persistam nos próximos dias, o que pode piorar os impactos das chuvas.

Mapa Bahia
Mapa Bahia(foto: Valdo Virgo)

 

Uma delegação de 20 bombeiros militares do Distrito Federal (CBMDF) seguiu em direção à base de apoio em Ilhéus para reforçar a atuação no resgate de vítimas. Equipes de sete estados estão no local.

Além dos óbitos e das perdas materiais das famílias afetadas, há também erosões, fissuras e rompimentos de estradas causados pelas chuvas (veja ao lado). A Secretaria de Infraestrutura confirmou 31 trechos de estradas baianas fortemente afetados.

Como ajudar

Para ajudar os atingidos pelas fortes chuvas na Bahia, o governo federal repassou R$ 20 milhões a municípios do estado, de acordo com o Ministério da Cidadania. O ministro da pasta, João Roma, está no local para prestar auxílio aos desabrigados. Ele representa o presidente Jair Bolsonaro, que está em São Francisco do Sul (SC), de férias com a família. Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) chega hoje às regiões afetadas.

Além da ajuda do governo, o estado da Bahia recebe o auxílio de campanhas de arrecadação nas redes sociais. Famosos como Anitta, Bruna Marquezine e Whindersson Nunes estão publicando pedidos de doações aos afetados pelas chuvas. O humorista fará um leilão nos próximos dias, e os recursos arrecadados serão destinados a aldeias indígenas da Bahia que foram atingidas pelas fortes chuvas.

Wesley Safadão afirmou que o cachê do seu show no estado será inteiramente doado às vítimas das chuvas. “Hoje (ontem) estarei em Barra Grande, na Bahia, e, diante da triste situação que o sul do estado está vivendo, decidi que vou doar 100% do meu cachê desse show para ajudar. Vamos juntos nessa corrente de fé e amor, ajude você também com o que puder!” A mesma atitude tomou Xand Avião, que doará à causa o que recebeu para se apresentar amanhã no estado.

O grupo Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) deu início a uma campanha de arrecadações para ajudar as milhares de famílias atingidas. Alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de higiene e limpeza podem ser entregues na sede das VSBA, localizada no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador, das 8h às 20h.

No instagram, perfis como @prefeituraitambe, @prefeitura.itabuna, @prefeituradeibicui, @lucasrush, @jaddemarcelly, @desritmei e @sensorialfiit também publicaram campanhas.

E mesmo quem está longe consegue ajudar. Várias campanhas divulgadas na internet, como a da Ação da Cidadania, por exemplo, aceitam transferências bancárias como auxílio. As informações completas estão no site da ONG.    Informações do Correio Braziliense DF

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo