
O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu para que a Prefeitura do Rio volte com o programa RJ Alimenta, que distribui alimentação para moradores de rua e pessoas em situação de insegurança alimentar. O programa foi interrompido no primeiro semestre de 2021 por “falta de espaço adequado para distribuição”.
O órgão estima que cerca de três mil refeições deixem de ser distribuídas no município do Rio de Janeiro por dia devido à limitação alegada pela prefeitura. A Superintendência de Segurança Alimentar do MP vai sugerir à prefeitura três possíveis locais para que ocorra a distribuição.
A volta do programa foi o principal tema abordado em uma reunião, entre procuradores, que tratou da fome no Rio de Janeiro. O RJ Alimenta foi criado pelo governo do estado no início da pandemia, em março de 2020, e funciona em parceria com as prefeituras. O MPRJ alega que a situação ainda é de emergência e o projeto deve ser continuado.
Em dezembro do ano passado, a coluna contou histórias de pessoas que moram no centro do Rio de Janeiro e em situação de insegurança alimentar. A pandemia da Covid-19 causou o aumento do número de pessoas em situação de rua de tal maneira que fez com que a Prefeitura do Rio passasse a contabilizar quantos vivem em situação vulnerável no Centro do Rio. metrópoles DF