Internacional

Navio com 16 mil animais é abandonado na costa da Austrália

O MV Bahijah deixou o porto de Fremantle, na Austrália, em 5 de janeiro com destino à Jordânia

Um navio está abandonado na costa da Austrália carregando 14 mil ovelhas e dois mil bovinos. A embarcação foi forçada a abandonar a viagem com destino a Jordânia, devido aos conflitos no Mar Vermelho.

O MV Bahijah deixou o porto de Fremantle, na Austrália, em 5 de janeiro com destino à Jordânia – uma viagem que normalmente leva cerca de três semanas. Porém, após 15 dias de viagem, o Departamento Federal de Agricultura ordenou que o navio retornasse à Austrália devido à situação com a milícia de Houthi do Iêmen, que ameaçava a segurança do navio ao passar pelo Mar Vermelho.

 
 
 

Agora, o navio operado pela empresa israelense Bassem Dabbah Ltd, está enfrentando problemas de biossegurança, pois os animais a bordo não podem ser reintroduzidos em um rebanho australiano, apesar de não terem atracado em nenhum outro porto.

A princípio, o plano da empresa é de que os animais sejam mantidos no navio antes de serem reexportados para o mesmo mercado, tomando a rota mais longa ao redor da África em vez de passar pelo Mar Vermelho.

Ao jornal australiano Australian Broadcasting Corporation, o presidente da seção de gado da WAFarmers, Geoff Pearson, disse que o órgão regulador precisava aprovar a viagem, que deve durar 33 dias. “Os riscos de biossegurança de descarregar esses animais que saem de águas estrangeiras não são uma opção quando temos a opção de reexportar esses animais imediatamente”, disse Pearson.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo