DestaqueGeral

Novo convênio para capacitação de jovens (Prefeitura SG) BN

Parceria entre Prefeitura e Instituto Abraço do Tigre vai oferecer cursos profissionalizantes

A Prefeitura de São Gonçalo firmou um convênio com o Instituto Abraço do Tigre para a realização de cursos profissionalizantes e capacitação para jovens a partir de 15 anos de idade, com foco na preparação para o mercado de trabalho. O lançamento da parceria firmada entre o instituto e a Secretaria de Assistência Social no dia 1º de agosto, foi celebrado na noite da última quarta-feira (11), na sede do instituto, no bairro Porto da Pedra, com a visita do prefeito Capitão Nelson e secretários municipais, que conheceram as dependências onde serão realizados os cursos.

O convênio vai oferecer cursos de barbeiro, manicure, corte e costura, além de capacitação em áreas diretamente ligadas ao carnaval, como adereços, fantasias, percussão, mestre-sala e porta-bandeira, samba no pé e coreografia. A previsão é que as inscrições para o curso tenham início em setembro.

“O trabalho que é realizado pelo instituto é de grande importância para a sociedade gonçalense. O índice de desemprego é grande e temos que trabalhar para gerar emprego no nosso município”, afirmou o prefeito Capitão Nelson.

A parceria também foi destacada pelo secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

“Tive a oportunidade de conhecer o trabalho que é feito aqui, por pessoas capacitadas e competentes. A prefeitura, até então, não tinha firmado nenhuma parceria com a instituição, que tem como maior beneficiada a população gonçalense. Assim que o prefeito Capitão Nelson assumiu a prefeitura, determinou à Assistência Social que fosse elaborado um projeto de parceria com o instituto”, disse o secretário.

A Assistência Social viabilizou a aproximação da Prefeitura com o Instituto Abraço do Tigre, para atender especialmente a população vulnerável, que sofreu com mais intensidade os impactos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus.

“Com essa parceria, a Assistência Social quer a capacitação do jovem em situação de vulnerabilidade, que teve sua vida escolar praticamente interrompida por conta da pandemia e, agora, terá oportunidade de ser qualificado para atuar no mercado de trabalho e desenvolver suas habilidades”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

“A capacitação será de grande relevância para os moradores do bairro e comunidades da região, possibilitando novas perspectivas de vida e crescimento para esses jovens”, completou o subsecretário da Proteção Social Especial, Alan Rodrigues, que preside o Conselho Municipal de Assistência Social.

O Instituto Abraço do Tigre é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu em 2010, com origens nos programas sociais realizados pela Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra. Tem a sua atuação voltada para a população do município, com trabalhos nas áreas de educação, esporte e cultura.

“Através dessa parceria, o instituto vai conseguir atender à comunidade de uma forma regular. Um diferencial nessa capacitação é a parte do empreendedorismo, onde o participante terá uma base para desenvolver seu próprio negócio e gerar renda com a sua capacitação profissional”, disse Jair de Almeida, presidente do Instituto Abraço do Tigre.

Apesar da atuação na comunidade viabilizada por parcerias com instituições privadas, havia uma demanda antiga para que o Abraço do Tigre tivesse uma parceria com a Prefeitura.

“Há muitos anos esperamos por essa parceria. Além da importância cultural para nossa cidade, a Porto da Pedra, através do Abraço do Tigre, sempre serviu e representou a comunidade”, disse Fábio Montibelo, presidente da Unidos do Porto da Pedra.

Estiveram presentes no Instituto Abraço do Tigre o prefeito Capitão Nelson, o deputado federal Altineu Côrtes, o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, o secretário de Governo e Comunicação Social, Fábio Araújo, o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, o subsecretário de Comunicação Social, Alexandre Coutinho, o subsecretário da Proteção Social Especial , Alan Rodrigues, o subsecretario de Governo , João Ventura. Representando o instituto Abraço do Tigre, participaram o presidente Jair de Almeida e a coordenadora Karla Ribeiro e Fábio Montibelo, presidente da Unidos do Porto da Pedra.

 
 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo