
No dia 4 de outubro acontecerá em São Gonçalo no Shopping Partage primeiro piso a inauguração da Sala de leitura da ONG Afrotribo, e a homenageada será a Prof: Maria de Lurdes Silva Bortolo.
Maria de Lurdes Silva Bortolo
Mulher, negra, mãe, professora e filósofa. Maria de Lurdes ao longo de sua trajetória como professora, pedagoga e diretora de escolas públicas no Espírito Santo, alfabetizou muitas crianças e também ensinou muitos adultos a lerem e escreverem. Seu maior compromisso era dar acesso à educação e à leitura para as pessoas que não tinham condições de estudar. Em 1965, ela se formou em Pedagogia e também em Filosofia no Espírito Santo e foi uma das percursoras na sua cidade natal (Castelo / ES) ao levar ensino à população que morava nos interiores e nas roças, e que não tinham oportunidade, nem acesso aos estudos, a cultura e ao saber.
Por sempre apoiar a cultura, educação, a leitura e o ensino em geral, há uma escola infantil que leva o seu nome na cidade onde nasceu – Castelo / ES: “Centro de Educação Infantil Municipal Professora Maria de Lurdes Silva Bortolo”, o que nos é motivo de muito orgulho!!!
Empoderada desde sempre, Maria de Lurdes sempre foi uma defensora do empoderamento feminino, da sua independência financeira e dava oportunidades para que as mulheres e mães pudessem estudar, trabalhar e serem donas das suas próprias vidas!
Maria de Lurdes Silva Bortolo foi referência para luta de uma educação de qualidade nas comunidades carentes .
À ONG Afrotribo é pioneira no município de São Gonçalo a trazer o projeto Sala de Leitura e Conhecimento com 4 salas em funcionamento no município de São Gonçalo .
Coluna da Tanga aqui vc bem informado