Destaque

ONU: mundo caminha para um aquecimento climático de 2,4°C e 2,6°C

O relatório considera que os esforços não tem sido suficientes para alcançar as metas previstas no Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países, que busca reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) publicou uma análise de ações contra a crise climática nesta sexta-feira (8/9), chamado Global Stocktake, que revelam que os líderes mundiais possuem a possibilidade de limitar o aquecimento global de 1,7°C a 2,1°C. Nas palavras do relatório do órgão ligado à ONU, o mundo que caminha para um aquecimento de 2,4°C e 2,6°C.

O número é um pouco acima da taxa preferível, de 1,5°C ou a 2°C, que havia sido apontada durante a última conferência climática na COP27, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A ambição de mitigação das contribuições nacionalmente determinadas não é coletivamente suficiente para alcançar a meta de temperatura do Acordo de Paris“, constata o relatório.

O relatório considera que os esforços não tem sido suficientes para alcançar as metas previstas no Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países, que busca reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável.

A avaliação ressalta que para alcançar as metas de limitar o aquecimento do planeta a 1,5ºC ainda é preciso cortar cerca de 20.3 a 23.9 gigatoneladas de CO2 equivalente (usado para medir o aquecimento do globo terrestre), e destacou a necessidade de aumentar o uso da energia sustentável, bem como eliminar o uso dos combustíveis fósseis.

Além disso, a disposição de recursos para que esse objetivo seja alcançado chegou somente a 31% e 32% do necessário anualmente, entre 2019 e 2020. No mesmo período, cerca de US$ 900 bilhões foram dispostos aos combustíveis fósseis anualmente, em média.

Dessa forma, a análise aponta que o financiamento público e internacional é fundamental para a escalada do suporte aos países em desenvolvimento.

O Global Stocktake da ONU

A análise do Global Stocktake está prevista no artigo 14 do Acordo de Paris, e é feita a cada cinco anos.

Esse período de análise faz com que o relatório consiga enxergar os resultados do combate à crise climática. A previsão é que o processo de avaliação esteja completo durante a COP28, que ocorre no fim do ano, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

 

 

Fonte metrópoles.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo