DestaqueSaúde

Operação Saúde do Homem inicia atividades em Alcântara BNRJ

Como parte das atividades do Novembro Azul – mês de conscientização ao câncer de próstata – o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, realizou, nesta sexta-feira (5), em Alcântara, a primeira Operação Saúde do Homem. 

Com o objetivo de conscientizar a população masculina de São Gonçalo, a ação abordou motoristas e pedestres que passavam pela via. O evento disponibilizou ainda marcação do exame antígeno prostático específico (PSA), testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C, testes de glicemia, além de aferir a pressão e distribuir preservativos. 

“A principal intenção dessa operação é conscientizar esse público que ainda é muito preconceituoso, que não vai ao médico e não se cuida. Agora, na gestão do Capitão Nelson, nós queremos mudar isso. Hoje, estamos abordando os homens, pegando o endereço para enviarmos ao posto de saúde mais próximo da sua residência, para que ele possa receber esse cuidado e entender a importância de realizar exames anualmente”, afirmou Aline Serra, coordenadora do Neps. 

O evento teve apoio da coordenação da Secretaria de Saúde, Cruz Vermelha, Secretaria Municipal de Transportes, Detran, Polícia Militar, através do São Gonçalo Presente, e Guarda Municipal.

Morador do bairro Amendoeira, Kleberson Rodrigues, de 43 anos, aferiu a pressão, recebeu preservativos, brindes e contou que é necessário tirar um tempo para se cuidar.

“É realmente uma ação excepcional, porque todo mundo passa e acha que é uma blitz e quando vê é uma ação para cuidar da saúde. Essa ação me chamou a atenção para olhar para a minha saúde. Tem muitas pessoas que precisam se cuidar e acabam deixando para depois por conta da correria da sua rotina”, contou. 

Ao longo de todo o mês de novembro, serão realizadas outras operações, nos seguintes dias e locais: 

10.11 – Em frente à Praça Estephânea de Carvalho, no Zé Garoto

11.11 – Em frente ao antigo 3º BI, em Venda da Cruz

12.11 – Em frente à Praça dos Bandeirantes

17.11 – Em frente ao PAM Neves

26.11 – Em frente ao Polo Sanitário do Rio do Ouro

29.11 – Em frente à Umpa do Pacheco

 

Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo