DestaqueSaúde

Pacientes internados em Hospital de Itaboraí, recebem o anor o melhor remédio

Pacientes internados no Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, encontram muito mais do que o tratamento contra a Covid-19. Há seis meses, durante parte do seu horário de almoço e lanche, a técnica de enfermagem Amanda Silva troca as bandejas de medicamentos e cuidados por pentes e escovas e garante penteados e tranças nos pacientes das enfermarias e até mesmo do Centro de Tratamento Intensivo.
Entre uma trança e outra, Amanda ouve um pouco da história de vida dos pacientes, que chegam a ficar até um mês sem ter contato com a família. “As pacientes se sentem bem. Se sentem vivas. A autoestima melhora. A recuperação melhora. Enquanto fazemos as tranças, os penteados, eles vão se abrindo, contando as suas histórias. É muito gratificante. O paciente é o amor da vida de alguém. Então temos que cuidar bem”, garante a profissional.
Moradora de São Gonçalo, Fátima Maria Magno Muniz, de 59 anos, ficou internada durante 10 dias e elogiou o tratamento diferenciado e humanizado recebido no hospital. “Este carinho só nos faz bem. Eu já estava triste com este cabelo todo embolado. Nos ajuda muito na recuperação também, pois estamos longe da família e dos amigos”.
Quem também enalteceu o carinho da Amanda, aluna do curso de enfermagem, foi a Raquel Ferreira dos Santos, moradora de Tanguá. “Este tratamento faz toda diferença, principalmente para uma mulher negra. Realmente o hospital nos acolhe, nos ajuda a melhorar e a voltar bem para casa depois de dias difíceis”.
O Hospital Estadual João Batista Cáffaro faz parte do Complexo de Saúde Alberto Torres, que engloba o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) e a UPA do Colubande, ambos em São Gonçalo, e administrados pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência a Saúde (Ideas) em parceria com a secretaria estadual de Saúde (SES).
Desde meados de dezembro de 2020, o Hospital João Batista Cáffaro virou referência no tratamento a pacientes com Covid-19 e conta com 70 leitos de enfermaria e 40 de CTI. Neste período, os funcionários aplaudiram a recuperação e alta de cerca de 900 pacientes curados.
SG Notícias

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo