Destaque

Polícia Federal deflagra Operação Pronta Emergência II no Rio BN

A ação é um desdobramento da Operação Pronta Emergência, deflagrada em fevereiro deste ano.
 
Rio de Janeiro/RJ – Na data de hoje, 08/07, a Polícia Federal deflagrou a Operação Pronta Emergência II que apura irregularidades em contratos públicos, celebrados pelo IPUB/UFRJ – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
As investigações indicam que servidores do IPUB/UFRJ, em troca do recebimento de vantagens indevidas, se associaram criminalmente aos empresários representantes das empresas favorecidas, a fim de direcionar diversas contratações.

Nas irregularidades verificadas na montagem dos processos de licitação estão: a) cotações fictícias, superfaturadas e com empresas integrantes da organização criminosa; b) elaboração de estudo técnico preliminar (ETP) pelas próprias empresas, sendo posteriormente preenchidos no IPUB/UFRJ; c) direcionamento da contratação mediante pagamento de vantagens indevidas aos servidores.

Além disso, há fortes indícios de que as empresas participantes do esquema pertencem aos mesmos indivíduos.
 
A ação de hoje conta com a participação de 52 policiais federais que cumprem dois mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro (capital) e Niterói.

Os mandados foram expedidos pela 01ª Vara Federal Criminal do Rio e os investigados respondem pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo