Destaque

Polícia Federal investiga cooperativa que desviou meio bilhão de reais da Saúde l BNRJ

Na ação, cerca de 130 policiais federais e servidores da CGU cumprem 27 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro.

Na manhã desta quinta-feira (1º/9), a Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Anáfora para apurar favorecimento na contratação de cooperativa de trabalho pelo município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, por valores que, somados o contrato e seus aditivos, ultrapassam meio bilhão de reais (R$ 563.550.000) em pouco mais de dois anos.

Na ação, cerca de 130 policiais federais e servidores da CGU cumprem 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nos municípios de Duque de Caxias, Maricá, Angra dos Reis, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu e na capital carioca.

Segundo a PF, a investigação, iniciada em janeiro deste ano, aponta que a cooperativa em questão pertence à estruturada e complexa organização criminosa que vem operando no Rio de Janeiro em um contexto de corrupção sistêmica, por meio de desvio de recursos públicos, em especial na área da saúde, há décadas.

Os mandados de busca e apreensão são executados em desfavor de pessoas físicas e jurídicas que ocupam diferentes funções no esquema, incluindo empresários, laranjas, operadores financeiros e prováveis líderes das quadrilha.

Anáfora

O nome da operação faz referência a uma figura de linguagem muito utilizada por escritores por meio da repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. Empregada na poesia e na música, a anáfora aumenta a expressividade da mensagem, enfatizando o sentido de termos repetidos consecutivamente.

Com relação ao trabalho conduzido pela PF, o que se identificou como característica acentuada da organização criminosa foi justamente a repetição do seu modo de atuar, ou seja, o emprego do mesmo modus operandi tanto na constituição de empresas geridas por interpostas pessoas quanto na forma de contratar com entes públicos.   metrópoles.com

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo