DestaqueGeral

Prefeitura de São Gonçalo realiza força-tarefa para auxiliar famílias desalojadas por conta da chuva BNRJ

Por conta da forte e constante chuva que atingiu o município na última segunda-feira (1º), a Prefeitura de São Gonçalo realizou uma força-tarefa para auxiliar famílias que ficaram desalojadas. Em ação integrada, equipes da Defesa Civil e das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Assistência Social estão nas ruas há mais de 24 horas trabalhando para reduzir o impacto das chuvas. A cidade segue em Estágio de Atenção. 

De acordo com a Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo, os bairros mais afetados pela chuva foram Jardim Catarina, Itaúna e Nova Cidade. Em decorrência das chuvas, quatro ocorrências foram registradas no município na última segunda-feira (1º). Por volta das 10h30, uma árvore caiu sobre uma casa no bairro de Itaúna. Duas horas mais tarde, outra árvore caiu, desta vez em uma via do Pião. Equipes também foram acionadas para um alagamento no Jardim Catarina. Não houve vítimas nesses três eventos. 
Ainda no Jardim Catarina, uma casa desabou. A vítima, do sexo feminino, de 60 anos, foi encaminhada para o Hospital Luiz Palmier (HLP) e se encontra em estado estável.

Ao longo desta terça-feira (2), a Defesa Civil seguirá realizando vistorias emergenciais e monitorando os próximos períodos de chuva na cidade. A previsão é de áreas de instabilidade com chuvas fracas a moderada e contínuas.

A Secretaria de Assistência Social abrigou 9 famílias do bairro Jardim Catarina, totalizando 38 pessoas, no ponto de apoio na Escola Municipal Professora Aida Viera de Souza. Desde às 18h da última segunda, os desalojados estão sendo assistidos, recebendo refeições e doações de roupas. Equipes da Subsecretaria de Proteção Especial mapearam as famílias que precisam de abrigo e realizaram o encaminhamento para a retirada de documentos. 
Equipes das secretarias de Saúde e Educação também estão atendendo as famílias. 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano esteve nas ruas providenciando a retirada de lixos e galhos de árvores que obstruíam a passagem de pedestres e veículos. 

Na última semana, equipes do 4º Departamento de Conservação e Obras (DCO) realizaram ações de limpeza da rede de águas pluviais de diversas ruas do bairro de Neves. Na Rua Barão de São Gonçalo, por exemplo, os trabalhadores limparam três de um total de 12 caixas de passagens ao longo da via.

A prefeitura reforça que seguirá atuando na limpeza de galerias e canais, mas alerta que é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) dragar os rios e mantê-los limpos. O assoreamento dos rios é a principal causa dos alagamentos no município.

 

Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo