DestaqueInternacional

Presidente do Haiti é assassinado a tiros dentro da própria casa BN

Os piores presságios chegaram ao Haiti na manhã desta quarta-feira. O presidente Jovenel Moïse foi assassinado a tiros na madrugada, por homens armados que invadiram e atacaram sua residência, no bairro de Pelerin, em Porto Príncipe (capital do país), segundo informou no início da manhã o primeiro-ministro interino, Claude Joseph. A primeira-dama, Martine Moïse, também foi baleada no atentado, mas foi socorrida com vida e encaminhada a um hospital. Um comunicado divulgado por várias embaixadas do Haiti no exterior aponta que o ataque foi cometido por pessoas não identificadas, e que muitas delas “falavam em espanhol”. Um dos filhos do presidente testemunhou o ataque, mas saiu ileso.

Em nota assinada pelo primeiro-ministro interino, o Governo haitiano pediu calma à população e garantiu que tanto a polícia quanto o Exército foram convocados para garantir a ordem no país. “A situação está sob controle. Estou em uma reunião para garantir a segurança e tomar todas as medidas para a manutenção do Estado “, relatou Joseph. Ao final da reunião, o político declarou estado de sítio no Haiti, uma medida que coloca as Forças Armadas como fiadoras máximas da segurança.

Filho de um comerciante e uma costureira, Jovenel Moïse concedeu uma entrevista exclusiva ao EL PAÍS, em fevereiro, na qual acusou o andamento uma tentativa de golpe de Estado organizado por um grupo de famílias e empresários “que controlam os principais recursos do país, que sempre instalaram e removeram presidentes e que utilizam as ruas para causar desestabilização”, afirmou, sustentando que não deixaria o poder até 2022. “Meu mandato começou em 7 de fevereiro do 2017 e termina em 7 de fevereiro do 2022. Entregarei o poder ao seu proprietário, que é o povo do Haiti. Os oligarcas corruptos, acostumados a controlar presidentes, ministros, Parlamento e Poder Judiciário pensam que podem tomar a presidência, mas só existe um caminho: eleições. E eu não participarei dessas eleições.”

A origem política do conflito no Haiti, um país caribenho de 11,2 milhões de habitantes, está nas convulsivas eleições de 2015. Michel Martelly encerrou seu mandato, mas a autoridade eleitoral só reconheceu a vitória de Moïse um ano depois. Para a oposição, entretanto, seu Governo começou no dia em que Martelly deixou o poder e o acusou de ser um “ditador” por governar por decreto por um ano.

Jovenel Moïse e a primeira-dama Martine em uma entrevista coletiva após a vitória nas eleições presidenciais de 2016. Presidente haitiano foi morto a tiros e a esposa foi baleada.
Jovenel Moïse e a primeira-dama Martine em uma entrevista coletiva após a vitória nas eleições presidenciais de 2016. Presidente haitiano foi morto a tiros e a esposa foi baleada.JEANTY JUNIOR AGUSTIN / REUTERS

À crise política se somaram a pandemia de covid-19, furacões que devastaram várias cidades, e uma onda de violência urbana e sequestros que levaram ao esgotamento de uma população que tem em seu poder mais armas do que nunca, como apontaram diversos especialistas à reportagem. Dias antes da entrevista ao EL PAÍS, em fevereiro, Moïse falou com a imprensa haitiana e internacional em Porto Príncipe, quando anunciou a prisão de 23 pessoas suspeitas de conspirar contra o Governo, numa resposta a várias semanas de manifestações violentas em diferentes cidades do país para pedir sua renúncia. “Houve um atentado contra minha vida”, disse o presidente em 8 de fevereiro, em referência a um suposto complô que começou em 20 de novembro.

Após o assassinato do presidente Jovenel Moïse e da tentativa de homicídio contra a primeira-dama Martine, o aeroporto internacional de Porto Príncipe foi fechado, segundo fontes diplomáticas. Vários voos regulares para o aeroporto da capital haitiana foram cancelados ou desviados para outros terminais em países vizinhos, de acordo com informações das páginas de rastreamento de voos, embora nenhuma autoridade tenha confirmado até o momento o fechamento do aeroporto.

 

Um país em convulsão

O presidente haitiano recentemente solicitou apoio internacional para acabar com a grave crise de segurança no país. Mais de 150 pessoas foram mortas e outras 200 sequestradas entre 1 e 30 de junho na área metropolitana de Porto Príncipe, revelou um relatório do Centro de Análise e Pesquisa em Direitos Humanos (CARDH) publicado na terça-feira. “O país está sitiado por gangues armadas que espalham terror, assassinatos, sequestros, estupros (…) Porto Príncipe está sitiada no sul, norte e leste. Assistimos a uma sociedade cada vez mais passiva enquanto o país está sitiado“, lamentou a organização, no relatório divulgado na véspera do assassinato do presidente. Pelo menos seis estrangeiros foram sequestrados, elevando o total para 20 no primeiro semestre de 2021. O relatório, que fala da “hegemonia do crime no Haiti”, aponta ainda que entre 1 de janeiro a 21 de junho, ao menos 30 policiais foram mortos (em 2020, foram 26 assassinatos de policiais), segundo a ONG.

Jovenel Moïse, 53 anos, estudou Ciências da Educação na Universidade de Quisqueya, em Porto Príncipe, e era empresário antes de lançar sua candidatura para a eleição presidencial em 15 de setembro de 2015, pelo partido haitiano Tèt kale (PHTK). Embora tenha vencido o primeiro turno com 32,76% contra o candidato Jude Celestin, da Liga Alternativa para o Progresso e a Emancipação do Haiti (o partido Lapeh), houve denúncias de fraude e Celestin se recusou a participar do segundo turno em janeiro de 2016. Começou então um período incerto em que o país ficou sem presidente a partir do fim do mandato de Michel Martelly, em 7 de fevereiro de 2016.

Meses depois, autoridades eleitorais invalidaram os resultados e os eleitores foram novamente convocados a votar em 9 de outubro daquele ano. Porém, a passagem do furacão Mattew dias antes da votação deixou quase 900 mortos e forçou seu adiamento novamente.

Em novembro de 2016, Jovenel Moïse finalmente foi declarado vitorioso nas eleições presidenciais do Haiti no primeiro turno, com 55,60% dos votos. Duas semanas antes de sua posse, em 7 de fevereiro de 2017, depôs à Justiça sobre um processo por lavagem de dinheiro, resultado de uma investigação iniciada em 2013, quando rejeitou todas as acusações.

Como presidente, nomeou o médico Jack Guy Lafontant como primeiro-ministro. Lafontant, que não tinha experiência política, renunciou em julho de 2018 devido a violentos protestos desencadeados pelo anúncio de aumento dos preços de combustíveis. A nomeação de um novo primeiro-ministro não acalmou os protestos sociais, aos quais se somaram as suspeitas de corrupção em torno da empresa Petrocaribe.

Para piorar, em maio de 2019, o Superior Tribunal de Contas do Haiti enviou ao Parlamento um relatório em que apontava que empresas de Moïse e ao seu antecessor Martelly haviam se beneficiado de projetos milionários que não haviam sido executados. As revelações geraram mais protestos, desta vez exigindo a renúncia do presidente, em um momento de crise econômica, falta de combustível, fome e insegurança. A isso se somou o confronto com a oposição sobre a data de expiração do mandato de Moïse. E, desde 2020, a pandemia de coronavírus.

As eleições legislativas estão previstas para este ano, bem como a convocação de eleições presidenciais, nas quais Moïse já não poderia se candidatar. Em junho, ele pediu apoio internacional e colaboração de todos os setores da sociedade para acabar com a violência de gangues armadas no país. E dias atrás, em 5 de julho, ainda nomeou Ariel Henry como o novo primeiro-ministro com a tarefa de formar um Governo de consenso que integre diferentes setores da vida política do país.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana. Fonte EL PAIS

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo