Entretenimento

Reserva Cultural recebe o lançamento de livro com reflexões de narrativas de autores consagrados BNRJ

No próximo dia 9 de novembro, às 19h, os professores Tania T. S. Nunes, Tânia Maria de Mattos Perez e José Luiz Matias receberão seus leitores, amigos e apreciadores de literatura no Bistrô Reserva Cultural, em São Domingos, para o lançamento do livro ‘Escritas do Contemporâneo: foco em ficções’.

Doutores em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), os autores apresentam estudos sobre as obras selecionadas de Evando Nascimento, Rubem Fonseca, Sérgio Sant’Anna, Carolina de Jesus, Chico Buarque e outros, mediante nove ensaios cuja proposta é envolver o leitor no exercício da fruição estética de suas narrativas. Tais ensaios são leituras em trânsito sobre a arte desconstruída e entrecruzada do tempo de agora.

E por que escrever sobre essas obras? Algumas questões entraram na conversa destes três amantes da literatura antes de escrever os ensaios: a tentativa de interpretar o mundo presente tão exponencialmente complexo e repensar os caminhos pavimentados pela escrita contemporânea. Ao se debruçarem sobre os referidos autores e suas obras, os ensaístas extrapolam sua função de meros leitores e buscam a essência da pluralidade das mensagens veiculadas nessas narrativas.

Escritas do Contemporâneo: foco em ficções se propõe a ser mais uma contribuição para estimular a reflexão dos admiradores da literatura brasileira contemporânea, à medida que abre novas trilhas interpretativas para professores, pesquisadores, agentes de leitura e estudantes de Letras, diante do desafio de entender a importância da formação do leitor cidadão e crítico; especialmente no sentido de compreender os diferentes vieses da escrita em um mundo individualista, dolorido, fragmentado e avassalado pela cultura digital.

A obra custa R$ 40 e o Bistrô Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos.

AUTORES
Tania T. S. Nunes é professora, Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Autora de Corpo e Alegoria – João Gilberto Noll e Walter Benjamin (EDUFF, 2011). Curadora do projeto artístico visual Eu Mulher. Nós Mulheres. Presente!, de Elizabeth Salles. Além de ensaísta é também organizadora do livro Escritas do contemporâneo: foco em ficções.

Tânia Maria de Mattos Perez é professora, Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Autora de Chico Buarque: a Alegoria e o Duplo na Ficção (APRIS, 2017).

José Luiz Matias é professor, Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação e em Literatura Brasileira. Autor de vários trabalhos apresentados em Congressos de Literatura na interface entre literatura, imagem e cinema.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo