DestaqueGeral

Reservatórios que abastecem o RJ operam com 24% da capacidade BNRJ

O armazenamento de água nos reservatórios que abastecem o Rio de Janeiro está operando com 24% de sua capacidade, segundo o último levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA).

Como comparação, em setembro de 2020, o volume era de 32%. O índice mais baixo já registrado foi em janeiro de 2015, quando os reservatórios da Bacia do Paraíba do Sul chegaram a 2,23% de sua capacidade máxima.

De acordo com a Light, as cinco hidrelétricas operadas pela empresa na região estão gerando energia normalmente e a produção está sob controle.

Contudo, o Rio de Janeiro faz parte de um sistema elétrico nacional e interligado. Isso quer dizer que, caso falte energia em outros estados, o Rio de Janeiro pode enfrentar apagões.

 

Apagão no sábado

 

No sábado (18), moradores relataram apagão em cidades das regiões Serrana e dos Lagos. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), apagão no Sudeste não tem relação com a crise hídrica.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil têm 70% do armazenamento de água do país. E o nível dos reservatórios nestas regiões já está abaixo dos 20%, segundo a ANA.

Em relação ao abastecimento de água na região metropolitana do Rio, Jerson Jelman é mais otimista. Segundo ele, o sistema Guandu recebe 130 metros cúbicos por segundo de água do Rio Paraíba do Sul. Desse total, a Cedae capta 40 metros cúbicos por segundo para tratamento.

“Portanto, sobra água, porque a razão pra desviar é pra produzir energia elétrica. Se olharmos o estoque de água dos reservatórios do Paraíba do Sul, eles estão com 24%. Não é muito confortável, mas é melhor do que outras bacias que estão mais secas. Sempre é bom usar os recursos com parcimônia. Água e energia. A principal mensagem para o Rio é: Economizem água e energia elétrica”, recomendou o ex-presidente da ANA e Aneel.

Independente do Rio sofrer com possíveis apagões de energia, Maurício Tolmasquim avalia que a crise hídrica do país já tem consequências graves.

 

“Talvez o que possa falar é que independente da gente ter blecaute ou não ter, a crise já tem um efeito muito ruim, no bolso e na inflação. O dano já está feito mesmo que não tenha apagão, que todos esperamos que não ocorra”, explicou. G1

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo