Política

Rio pode ganhar programa para combater discriminação da mulher no mercado de trabalho l Banca de Notícias RJ

Proposta, que ainda precisa ser aprovada em segunda discussão, prevê conscientizar a população, propor ações e criar um banco de dados que sirva de referência no assunto.

A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (30/03), em primeira discussão, o projeto de lei 238/2023, da deputada Célia Jordão (PL), que cria o Programa de Informação sobre a Política de Combate à Discriminação da Mulher no Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro. O objetivo é conscientizar a população, propor ações e criar um banco de dados que sirva de referência para o assunto, promovendo a igualdade de gênero nos espaços públicos de poder.  O texto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão.

̈¨Precisamos ter acesso a informações relevantes que tragam à tona a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. A real noção sobre situações discriminatórias é que nos dará a capacidade de divulgar, formular políticas públicas e promover ações que revertam esse cenário, garantindo igualdade de oportunidades e o empoderamento feminino em todos os níveis de tomada de decisão¨, ressaltou a deputada, que é autora da Lei 9502/2021, que instituiu o Março Violeta no Estado do Rio, mês de combate à discriminação de mulheres no mercado de trabalho.

Entre as ações previstas pelo Programa estão a criação de um sistema de coleta de dados sobre formas de discriminação da mulher no mercado de trabalho para embasar projetos, ações e atividades que esclareçam a população e contribuam para o aprimoramento de pesquisas sobre o tema; campanhas de divulgação sobre a discriminação e suas consequências negativas para a autoestima; além de apoio  e conscientização de mulheres vítimas de discriminação.

 
Segundo a proposta, o Poder Público poderá firmar convênios com universidades públicas para agilizar a implantação de políticas de combate à discriminação da mulher no mercado de trabalho e caberá ao Executivo fomentar políticas para a construção de uma rede de apoio à mulher trabalhadora, com atenção especial para as ações voltadas à primeira infância.
 
 
Gisele Macedo
21993973786

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo