Política

Rio pode ganhar programa Segurança ¨Israel Presente¨

Indicação legislativa apresentada na Alerj quer garantir um ambiente seguro em sinagogas, escolas israelitas e cemitérios judeus, evitando ataques e ameaças à comunidade judaica

O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) apresentou uma indicação legislativa na Alerj, nesta terça-feira (16/04), solicitando ao Governador Cláudio Castro a implantação do programa Segurança ¨Israel Presente” no Estado do Rio de Janeiro. O programa funcionaria nos mesmos moldes do original, só que com patrulhamento voltado especificamente para garantir a segurança de sinagogas, escolas israelitas e cemitérios judeus.

¨Precisamos garantir um ambiente seguro para a comunidade judaica. Desde o início da guerra pelo Hamas, tem crescido as demonstrações de racismo contra os judeus. O programa é uma forma de demonstrar nosso respeito a esse povo e de protegê-los contra o antisemitismo¨, ressaltou o deputado, que chegou nesta segunda (15) à noite de uma viagem a Israel e acompanhou de perto os ataques aéreos do Irã ao território israelense, no último sábado.

Até fevereiro deste ano, foram registradas 370 denúncias de ataques e ameaças a judeus no Brasil, segundo a Confederação Israelita do Brasil, que gerencia uma plataforma na internet de monitoramento de casos e promoção de informações contra o antisemitismo. A maioria dos ataques foi em forma de xingamentos e discurso de ódio em episódios presenciais ou nas redes sociais.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo