Entretenimento

Sobre governo e conduta: contos ancestrais em espetáculo teatral no Parque das Ruínas l Bnrj

Logo após o espetáculo, às 17h, acontece a roda de conversa “Viagens.

A Arte de Governar a Si Mesmo – espetáculo que provoca reflexões sobre o tema governo e conduta – chega ao Rio de Janeiro para apresentação única no Teatro Ruth Rocha do Centro Cultural Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa: sábado, dia 15 de outubro, às 16h, com entrada franca.

A performance narrativa atemporal é apresentada pela contadora de histórias e atriz Daniella D´Andrea, com direção do também narrador artístico Warley Goulart. A partir do conto da tradição árabe “O príncipe, o mestre e a águia”, um espetáculo se desenha entrelaçando outros contos. Daniella vai acordando “A cidade melão” (Afeganistão) e “O cego Abdallah” (Arábia), além de trechos da obra “O jardim amuralhado da verdade” de Hakim Sanai de Ghazna, poeta persa do século XII.

É o governo de si uma atitude de responsabilidade perante a própria vida? De que maneira ela influencia aqueles que estão ao nosso redor? O governo de si pode ser uma atitude política justamente por paradoxalmente levar o ser humano para além de si?

“Criamos o espetáculo pensando nessas perguntas e, também, no fato de que, se vivemos um momento em que o mundo – e mais acentuadamente o Brasil – parece estar vivendo algum desgoverno, o que essas histórias poderiam nos recordar sobre processos relacionados à palavra ‘governo’?”, destaca a atriz, que também é educadora e tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e narração de histórias.

APÓS O ESPETÁCULO

Logo após o espetáculo, às 17h, acontece a roda de conversa “Viagens
e narrativas: descobrindo o mundo árabe”, com Laura di Pietro, diretora da Tabla, editora vencedora do Prêmio Turjuman 2021 de tradução na 40ª Feira do Livro de Sharjah, nos Emirados Árabes; e Paula Carvalho, editora da revista Quatro Cinco Um e doutoranda em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação será de Juliana Franklin, arte-educadora, narradora de histórias e pesquisadora da tradição oral.

Em 2022, A Arte de Governar a Si Mesmo já viajou para Minas Gerais, Paraná e Niterói. É um projeto amplo que contempla uma série de ações paralelas ligadas à narração de histórias e à literatura, com a presença de contadores de histórias, editores e tradutores.

SERVIÇO
Local das atividades: Teatro Ruth Rocha, no Centro Cultural Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo