Política

Tamoio será preservado através de Lei estadual promulgada pela Alerj l BNRJ

O centenário Tamoio Futebol Clube de São Gonçalo será tombado por interesse social, histórico e cultural do estado do Rio de Janeiro. A Lei 9755 de 1° de julho de 2022 foi assinada pelo deputado e presidente da Alerj, André Ceciliano e publicada no Diário Oficial do Legislativo nesta segunda-feira, 4 de julho. Em seu parágrafo único inclui-se no tombamento todo o acervo histórico e cultural que guarnece o imóvel, bem como todo o mobiliário, adornos e equipamentos que compõem o Clube.
Já no artigo segundo esclarece que em decorrência do tombamento efetuado pela Lei, fica vedada qualquer destruição, descaracterização ou mudança de uso do imóvel em questão, bem como a transferência definitiva de suas atividades, admitida a transferência provisória em caso de necessidade decorrente de eventuais obras.

O então Projeto de Lei 5064/2021 foi aprovado em 2 de março e depois vetado pelo governador, retornando à Casa Legislativa que derrubou o veto em 28 de junho. Com a não publicação dq sanção por parte do governador, coube ao presidente da ALERJ promulgar e garantir a validade da Lei.

A deputada estadual Zeidan comemorou a lei de sua autoria.

“É uma vitória do nosso mandato e dos demais colegas que entenderam a importância desta Lei de preservação de um patrimônio que faz parte da nossa memória. Agradeço imensamente ao meu amigo André Ceciliano que promulgou a lei e a fez valer. Sei que temos ainda muita luta pela frente. A luta é grande e agora vou trabalhar para conseguirmos apoio pra gerenciar o Clube com projetos sociais pra terceira idade, esporte e cultura para nossos jovens”, afirmou Zeidan.

Caberá ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural fazer o registro do tombamento do referido bem imóvel no Ofício de Registro de Imóveis competente.  Agora é Lei   ALERJ

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo