Política

Unidos de Padre Miguel pode se tornar patrimônio imaterial do Rio de Janeiro BNRJ

O deputado estadual Coronel Jairo (SDD) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para tornar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

¨A Unidos de Padre Miguel representa a tradição do carnaval do Rio de Janeiro. Em seus mais de 60 anos de história, a escola leva cultura e muita diversão ao povo, além de oferecer trabalho e renda a todos os envolvidos na organização dos seus desfiles. Não restam dúvidas de que merece esse reconhecimento público¨, ressaltou o deputado.

A Unidos de Padre Miguel desfila nesta quinta-feira, dia 21 de abril, na Marquês de Sapucaí, com o enredo ¨Iroko, É Tempo de Xirê¨, e será a quinta escola da Série Ouro a passar pela Passarela do Samba. Conhecida por seu símbolo, o boi vermelho, a escola de samba foi criada em meados de 1954 como uma das representantes da zona rural do Rio de Janeiro. Tornou-se campeã em seu primeiro desfile na Praça XI, em 1959, e adquiriu o direito de se apresentar entre as grandes escolas em 1960.

As cores vermelha e branca são uma homenagem à fábrica Bangu, do Sr. Guilherme da Silveira Filho (Silveirinha), que doava todo o tecido para o desfile da escola e também ao Bangu Futebol Clube, cujas cores são as mesmas.

Gisele Macedo

Assessora de Comunicação

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo