DestaqueSaúde

UPA Colubande atende mais de 89 mil pacientes nos primeiros seis meses deste ano (Saúde) BN

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Colubandê, em São Gonçalo, atendeu no primeiro semestre deste ano, exatos 89.386 pacientes entre atendimentos de urgência e emergência adultos e pediátricos e pacientes para testagem com sintomas clínicos de Codiv-19. Foram mais de 38 mil exames de sangue e quase oito mil procedimentos de imagens, como raio x e eletrocardiograma. A UPA está passando por novas obras de infraestrutura, que irão continuar garantindo um atendimento ainda mais rápido, humanizado e eficaz à população. 

 

Localizada às margens da RJ-106, próxima ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), que garante suporte nos casos mais graves, a UPA do Colubandê funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos, possibilitando o primeiro atendimento à estabilização de pacientes acometidos por qualquer tipo de emergência. 

— É extremamente importante este saldo. Os números nos garantem um retorno positivo por parte da população em relação ao serviço prestado e a infraestrutura da unidade. Vamos continuar avançando com obras e serviços voltados ao bem estar da população que busca atendimento em nossa unidade — garante o diretor da unidade, Raphael Riodades.  

E para que a qualidade dos serviços prestados melhorem ainda mais, a UPA está passando por novas obras de infraestrutura. Depois de receber novo piso (manta) em diversos setores, manutenção corretiva nas redes de água, elétrica e oxigênio nas salas de medicação, observação e coleta de sangue,pintura, o setor de pediatria está sendo totalmente reformado.

Moradora do bairro de Tribobó, a auxiliar de cozinha Claudia Castro Risoleto, de 43 anos, garante que tem lugar cativo na unidade. “Eu só busco atendimento aqui. Isso já vai para quase três anos. Devo ser a paciente que mais tem atendimento realizado nesta UPA. Tenho uma bronquite horrível e muita falta de ar. E sempre recorro ao atendimento da UPA do Colubande. O pessoal nos trata muito bem. Sou cliente vip”, brinca, elogiando sempre o atendimento oferecido pela unidade, administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

SWAB — A UPA do Colubandê foi um dos locais escolhidos pela secretaria estadual de Saúde para realizar os testes de RT-PCR para Covid-19, feitos através da coleta de amostras da região nasal com um swab (espécie de cotonete longo e estéril) na Região Metropolitana. Nos seis meses de testagem, a unidade realizou 54.795 exames. Os casos positivos eram atendidos por médicos da unidade e os mais graves encaminhados às unidades de referência para internação e tratamento.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo