Política

VALE ESSA Alerj homenageia associação que apoia a expansão da economia do mar BNRJ

Por iniciativa da deputada estadual Célia Jordão (PL), foi concedido nesta segunda-feira (20) o Diploma José Alencar à Associação do Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo buscar sinergias para o desenvolvimento da economia do mar no Estado. Esse tipo de economia engloba desde a indústria naval, passando pelo turismo, pesca, petróleo, gás e geração de energia limpa. O presidente do conselho de Administração do Cluster, Carlos Erane Aguiar, representou a entidade no evento. 
 
O diploma José Alencar premia empresas, pessoas e entidades que comprovadamente ajudam a desenvolver economicamente o Estado do Rio de Janeiro. 
 
Criado em novembro de 2019 no âmbito da Firjan, o Cluster começou com quatro empresas associadas (Emgrepon, Condor Não Letal, Nuclep e Amazônia Azul) e hoje reúne cerca de 50.  
 
A deputada Célia Jordão, que tem atuação forte em Angra dos Reis, região que já foi muito importante na construção de embarcações em seus estaleiros, e por isso conhece profundamente o setor, preside a Comissão Especial da Indústria Naval na Alerj e tem sido uma parceira importante do Cluster no sentido de sensibilizar as autoridades mostrando as janelas de oportunidade que o setor representa para o Estado. 
 
Um dos resultados práticos desse trabalho foi a aprovação da Política Estadual da Economia do Mar, lei de autoria da deputada. O Cluster também vai assinar um memorando de entendimento com o governo estadual para a criação de um complexo pesqueiro.
 
“O mar é um vetor natural de alavancagem da economia do Rio de Janeiro e não pode ser desperdiçada”, destacou Carlos Erane em sua fala, que agradeceu aos atores envolvidos, em especial à deputada Celia Jordão, chamada de “madrinha do Cluster e da Indústria Naval”.
 
O ex-comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa, um dos idealizadores do cluster, também prestigiou o evento e definiu o Cluster Tecnológico Naval como “um somatório de esforços de empresas e sociedade civil, academia, liderados pela classe política, em busca de um objetivo comum: trazer desenvolvimento e bem estar social”, resumiu o ex-comandante.
 
Fotos de divulgação 
image.jpg
Deputada Célia Jordão (centro) e lideranças que buscam o desenvolvimento e fortalecimento da economia do mar 
image.jpg
 
 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo