Internacional

Vulcão entra em erupção no arquipélago espanhol das Canárias BNRJ

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), após dias de intensa vigilância devido à sua atividade sísmica

O vulcão expelia grandes colunas de fumaça, cinzas e lava. A TV pública espanhola noticiou às 16h30 locais o início da erupção. “Ela teve início na área de Cabeza de Vaca, em El Paso”, informou o governo local da ilha em sua conta no Twitter, que começou a evacuar as áreas habitadas próximas ao vulcão. “Solicita-se à população que tome cuidados extremos e não se aproxime da área da erupção para evitar riscos desnecessários”, acrescentou a prefeitura local.

Em uma dezena de municípios com nível de alerta máximo, os moradores serão obrigados a deixar suas residências e serão alojados temporariamente em abrigos na ilha. O presidente regional das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, destacou a “sorte de a erupção ter ocorrido em uma área despovoada” de uma ilha com 80 mil habitantes.

La Palma é uma das sete ilhas do arquipélago turístico das Canárias, situada perto da costa noroeste da África.

-Milhares de tremores –

O chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez, decidiu viajar à região esta tarde, após o início da erupção. “Dada a situação gerada na ilha de La Palma, o Presidente adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar na Assembleia Geral da ONU”, e irá viajar esta tarde às Ilhas Canárias para acompanhar os desenvolvimentos dos acontecimentos”, relatou a assessoria de imprensa do Executivo.

Fonte Estado de Minas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo