DestaqueSaúde

Pronto socorro de São Gonçalo ganha obras, amplia atendimento e atende ate às cidades vizinhas l Banca de Noticias

O Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, ampliou o número de atendimentos. Desde 2021, a demanda vem aumentando. E, no primeiro semestre deste ano, todos os meses tiveram mais atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 19.207 procedimentos a mais. A média mensal do primeiro semestre de 2021 foi de 11.808; em 2022, a média ficou em 15.009. Dentro desse universo, 70% dos pacientes são de São Gonçalo e 30% de outras cidades e até estados.
Na atual gestão, a unidade ganhou mais sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora oferece ecocardiografia, endoscopia e ultrassonografia, além das especialidades e serviços que já existiam: clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, urologia, radiologia, infectologia, cardiologia, terapia intensiva e ambulatório de Ortopedia.
Das cidades próximas estão Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí, Maricá e Rio Bonito. Mas há atendimentos registrados de moradores da Região dos Lagos: Cabo Frio, Araruama e Saquarema; da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Magé e Nova Iguaçu; da Região Serrana: Nova Friburgo e Teresópolis e do interior: Campos dos Goytacazes, Barra do Piraí, Italva, e Itaocara, por exemplo. Ainda foram registrados atendimentos de outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba e Bahia.
Em junho deste ano, o PSC bateu o recorde de atendimentos, chegando a 17.605. No ano passado, foram 11.649. As diferenças também aconteceram, em menor proporção, nos outros meses. Em janeiro, foram 16.458 atendimentos em 2022 contra 11.180 em 2021. Em fevereiro, foram 11.380 contra 11.008. Em março, 15.274 contra 13.121. Em abril, foram 13.983 contra 11.134 e, em maio, 15.355 contra 12.756.
Reformas na unidade – Além de atender maior demanda, a unidade também recebeu reformas no acolhimento, classificação de risco, serviço psicossocial, ala covid-19, enfermarias e na recepção, que ainda está em andamento. “Estamos evoluindo no atendimento de urgência e emergência da cidade. Estamos melhorando as instalações físicas e os atendimentos, com maior oferta de serviços oferecidos”, disse o diretor geral do PSC, Allan Jacqueson Barbosa Lobo.      Fonte SG Notícias

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo