DestaqueGeral

Câmara Municipal de São Gonçalo vota projeto (São Gonçalo) BN

Com objetivo de marcar a data de sanção da “Lei Maria da Penha” ou LeiNº 11.340 de 7 de agosto de 2006, que então instituiu instrumentos jurídicos com o fim de garantir proteção às mulheres brasileiras que sejam vítimas de violência doméstica, a Câmara Municipal de São Gonçalo vota esta semana projeto de lei que instituino calendário do município a data “Agosto Maria da Penha”, como mês de ênfase ao enfrentamento e sensibilização para o problema da violência contra amulher.

De autoria do vereador Alexandre Gomes (PV), o projeto prevê que durante o mês de agosto, a critério do poder executivo, serão promovidos eventos de sensibilização e prevenção, com foco em coibir todas as formas de violência contra a mulher. A fim de criar políticas públicas para o enfrentamento a violência, o texto propõe que devem participar da data, entre outras, as secretarias de Assistência Social; Educação; Esporte e Lazer; Cultura e Saúde. O município fomentará ainda parcerias com instituições públicas e privadas, associações da sociedade civil e voluntários, visando a ampliação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

 Nosso município, com uma população estimada em mais de 1,3 milhão de habitantes, composto por mulheres em sua maioria, nos sentimos no dever de fomentar políticas públicas que venham auxiliar a coibir a violência contra as mulheres, que configura violação aos direitos humanos, posto que atinge o direito à vida, saúde e integridade física == explicou o parlamentar.

Alexandre Gomes voltou a garantir que as secretarias municipais envolvidas terão um papel importante na abordagem do tema da não violência contra a mulher, de forma mais enérgica e direcionada durante todo o mês de agosto. “E a secretaria de Educação, por acreditarmos que novos caminhos só serão concretizados por intermédio da educação, terá um papel de suma importância no fortalecimento dessas políticas públicas. A aprovação e implantação desse projeto, no ano em que a Lei Maria da Penha completa quinze anos, constitui medida de suma importância para a coletividade, uma vez que acreditamos que tal medida contribuirá para a redução dos índices de violência”, concluiu o vereador.

A Lei Maria da Penha determinou que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham prisão preventiva decretada. Além disso, aumentou a pena máxima de um para três anos de detenção e acabou com o pagamento de cestas básicas por parte dos agressores, o que era comum até então no país. Esse instrumento legal surgiu a partir da luta da mestre em parasitologia e farmacêutica bioquímica brasileira, Maria da Penha Maia Fernandes, nesse tempo com 38 anos de idade, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento, e que sofreu duas tentativas de assassinato em 1983, enquanto vítima do seu então marido, o economista e professor universitário colombiano naturalizado brasileiro, Marco Antonio Herredia Viveros, no domicílio ocupado nessa época pelo casal na cidade brasileira de Fortaleza-CE   Fonte O Fluminense

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo